quinta-feira, 7 de abril de 2016

RESUMO: A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar

RESUMO
A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar
(Nelson Ribeiro)

Segundo Nelson Ribeiro, o rádio foi o primeiro meio de comunicação a entrar nos lares, apesar de ser um aparelho luxuoso, logo ficou acessível para todos, mudando a rotina das famílias e trazendo uma nova forma de entretenimento, com transmissões de noticiários, músicas, comédias, novelas e concursos, fazendo com que o lazer tivesse sua acomodação dentro das residências.
O nascimento do rádio veio com o canadiano Reginald Aubrey Fessenen, em 1907, quando depois de muitas experiências com voz e música à distância sem fio, conseguiu transmitir até 200 milhas.
Mesmo com a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos prosseguia com os experimentos de transmissões à distância, diferente da Europa que os experimentos ficaram suspenso. Da invenção do rádio até o seu desenvolvimento passaram uma década, não por falta de tecnologia, mas por encontrar uma utilidade para a forma de comunicação, que não seria individual como o telefone, mas teria uma massa de receptores.
Segundo o autor, ao longo do tempo o rádio se tornou mais que um aparelho de disseminação cultural, ele se transformou em um verdadeiro negócio. Na Alemanha Nazista, Hitler preferia usar o rádio para suas mensagens de índole ideológica, pois dizia que a imprensa escrita chegava apenas a elite. Nos Estados Unidos e na Europa o entretenimento através do rádio tinha um objetivo econômico e de divulgação de uma determinada ideologia.

O rádio chegou para mudar a forma de entretenimento da sociedade e seus hábitos. Antes as pessoas tinham seu lazer fora de casa, em estádios, anfiteatros, mas a chegada do aparelho fez com que o tempo de lazer fosse dentro de casa. O rádio abriu espaço para televisão e os outros meios de comunicação de massa, dando abertura para as indústrias culturais e uma nova cara para a sociedade do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário